Sobre a Revista

A Revista Estudos do Sul Global (ISSN 2763-5546) é fruto do empenho do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social do Brasil para estimular o debate intelectual e a construção de novos conhecimentos críticos à serviço da luta de emancipação dos povos. A RESG divulga resultados de pesquisas, artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e reflexões a partir da publicação de textos em português e espanhol.

São três objetivos que almejamos da RESG, em concordância com a missão do Instituto:

  • Contribuir na Batalha de Ideias, engajar-se na disputa de narrativas dos eventos mundiais, fazendo um contraponto à visão de mundo burguesa hegemônica e buscando projetar a visão de mundo da classe trabalhadora.
  • Contribuir no diagnóstico das questões eminentes ao capitalismo contemporâneo e não deixar de ousar refletir alternativas de futuros na busca de construir teorias emancipatórias.
  • Contribuir em construir pontes de diálogo entre movimentos, organizações populares, sindicais e intelectuais e pesquisadores, comunidade acadêmica, artistas. Queremos ser um veículo de estudos e pesquisas sobre a realidade nacional, latino-americana e do Sul Global, fomentando debates amplos e dinâmicos sobre temas relevantes à luta de classes.

 

Periodicidade da publicação: semestral

Idioma(s) que serão aceitos os artigos: português

ISSN online 2763-5546