Sobre a Revista

Em 2021 o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social – escritório Brasil publicou os dois primeiros números da Revista Estudos do Sul Global (RESG) uma iniciativa para descobrir, sistematizar e divulgar vozes da resistência, essas que em dias de hoje gritam contra o imperialismo e semeiam o futuro: novos gritos que virão.
 
A Resg tem como principal característica ser uma publicação – baseada nos valores do anticapitalismo, anti-imperialismo, integração entre os povos e o internacionalismo socialista – que contribua para a compreensão da dinâmica do modo de produção capitalista no século XXI tanto nas ofensivas do capital quanto nas resistências das classes trabalhadoras.
 
Assim, a Resg reunirá textos nas diversas áreas do conhecimento – tanto das ciências humanas quanto naturais – nessa perspectiva política. A partir disso, ela poderá incorporar contribuições de diversos matizes teóricos, desde que defendam um ponto de vista anti-imperialista. Ela deve se constituir como uma publicação para um público além dos especialistas e estudiosos, deve procurar dialogar com a militância das organizações populares e setores progressistas da sociedade.

 

Idioma(s) que serão aceitos os artigos: português

ISSN online 2763-5546