Edições anteriores

  • Capa da Edição

    A atualidade do imperialismo e a luta de libertação dos povos
    v. 1 n. 1 (2021)

    A primeira edição da Revista Estudos do Sul Global - RESG,  tem o intuito de ser mais um espaço para compreender de forma profunda os atuais mecanismos utilizados pelo imperialismo para intensificar sua dominação, delimitar a profundidade de sua crise e entender quais possibilidades de alternativas que nos permitem reeditar o compromisso com a libertação dos povos a partir do Sul Global, onde os protestos mantém em aberto a promessa das lutas de libertação dos povos contra o imperialismo.

    ISSN 2763-5546

  • Cem anos de Paulo Freire: um projeto de esperança
    v. 1 n. 2 (2021)

    A segunda edição da Revista Estudos do Sul Global (RESG) tem a satisfação de apresentar uma reflexão profunda e necessária sobre o legado de Paulo Freire. Uma forma de reconhecer e homenagear uma das principais referências mundiais do debate sobre educação popular como práxis libertadora. Ao mesmo tempo, queremos vincular a memória, o legado e os desafios da educação popular a um debate de projeto para pensar a realidade brasileira, latino-americana e do Sul Global.

    ISSN 2763-5546

  • Soberania no Bicentenário da Independência
    v. 2 n. 1 (2023)

    No terceiro número da Revista Estudos do Sul Global apresentamos 13 artigos que em sua diversidade temática – desde a política, economia até questões culturais como a culinária – nos ajudam a compreender não apenas as tensões internas ao Brasil que constituem o atual estágio do capitalismo, mas também os conflitos que marcam diferentes países da América Latina, que embora tenham suas especificidades nacionais estão sob a mesma lógica do capitalismo dependente periférico em uma nova fase de acumulação financeirizada.

     

    ISSN 2763-5546

     
  • Financeirização e luta de classes
    v. 2 n. 2 (2023)

    Compreender a atual forma de acumulação de capital predominante é fundamental para entendermos as contradições da nossa sociedade e as possibilidades de luta e superação que elas nos abrem. Esta é a contribuição dos artigos presentes no dossiê sobre Financeirização do capital e a luta de classes do n. 4 da Revista Estudos do Sul Global (RESG). Este número da RESG conta também com outros artigos e uma resenha que tratam dessa  questão em seus diferentes aspectos. Esta edição ainda traz ilustrações das Arpilleras, do Chile, que tiveram um papel muito importante na resistência à ditadura inaugurada há 50 anos.