Para que robôs? Indústria 4.0 e a agudização da questão social: um olhar para as pessoas em situação de rua
Autores
Edvânia Ângela de Souza
Universidade Estadual Paulista (Unesp) , Universidade Federal de São Paulo
Isabella Antoniazzi de Barros Galvão
Grupo de Extensão Universitária Grupo de Alfabetização Paulo Freire (Gapaf )
, Grupo de Estudos e Pesquisas "Mundo Trabalho: Serviço Social e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" (GEMTSSS)
, Fórum da População em Situação de Rua de Ribeirão Preto, SP
Palavras-chave:
Indústria 4.0, Precarização do trabalho, Questão Social, População em situação de rua (PSR)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a temática da população em situação de rua (PSR), a partir das contribuições do Serviço Social. No contexto contemporâneo, sobressaem as inovações da 4ª Revolução Industrial, mas, paradoxalmente, as condições aviltantes de trabalho e de vida são constantemente repostas e reatuzalizadas. Compreende-se que a PSR é parte integrante da classe trabalhadora e, portanto, componente relevante do desenvolvimento do Capital. Ela remonta ao renascimento das cidades e floresce na atualidade como uma das expressões da questão social que exige ações articuladas do Estado e da sociedade civil e organizada. O trabalho evidencia as transformações sociais e laborais impulsionadas pela agenda e racionalidade neoliberal, que agudizam as expressões da questão social e resultam na ampliação do desemprego e do trabalho informal e precário como única alternativa à PSR.
Biografia do Autor
Edvânia Ângela de Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo
Professora Associada pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Campus de Franca. Departamento de Serviço Social. Coordenadora do Conselho de Curso de Serviço Social da Unesp, Professora Colaboradora dos Programas de Pós Graduação em Serviço Social da Unesp Franca e da UNIFESP Baixada Santista. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas "Mundo Trabalho: Serviço Social e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" (GEMTSSS).
Isabella Antoniazzi de Barros Galvão, Grupo de Extensão Universitária Grupo de Alfabetização Paulo Freire (Gapaf ), Grupo de Estudos e Pesquisas "Mundo Trabalho: Serviço Social e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" (GEMTSSS), Fórum da População em Situação de Rua de Ribeirão Preto, SP
Graduada e mestranda em Serviço Social pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp) FCHS, Campus de Franca. Pesquisa População em Situação de Rua e Redução de Danos, é membra do grupo de Extensão Universitária Grupo de Alfabetização Paulo Freire (Gapaf ), do Grupo de Estudos e Pesquisas "Mundo Trabalho: Serviço Social e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora" (GEMTSSS) da FCHS, autora do livro “SEGUNDAS-FEIRAS” e membra do Fórum da População em Situação de Rua de Ribeirão Preto, SP.